quinta-feira, 17 de maio de 2007

Classificação dos ossos

Ossos Longos ou tubulares : Apresentam comprimento maior que a espessura e a largura.Função: Servir de alavanca para locomoção, elementos de sustentação. Apresenta epífise e Diáfise ( canal medular onde são produzidas as células sanguíneas).

Laminar Ou plano: Apresenta comprimento e a largura equivalente e maior que a espessura.Função : Proteção e inserção de músculos. Ex: Escapula .

Curto : Suas 3 dimensões são aproximadamente iguais. Função : proteção contra choque. Ex: Ossos do carpo, tarso e sesamoides.

Irregulares: Com formação totalmente irregular. Ex : Base do crânio e vértebras.*Pneumáticos: Apresentam cavidades onde é encontrado ar no interior.



-Na Superfície do osso é encontrado uma membrana conjuntiva chamada de periósteo ( Exceto nas superfícies articulares onde é encontrado cartilagem articular) ela é responsável pela osteogênese , e atua durante o crescimento e em caso de fratura.
-Já na superfície interna do osso é encontrado o endosteo que é uma membrana conjuntiva delgada.
-Os ossos são muito vascularizados pois como dito anteriormente no seu interior são produzidas as células sanguíneas. Esses vasos que nutrem os ossos são chamados vasos periosteais e artéria nutricia.Já a Epífise do osso é nutrida principalmente por vasos que suprem a articulação.

Nenhum comentário: